Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, a Oncoclínicas IOI e o Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia (Oncosite) receberam duas médicas e uma enfremeira participantes do Programa de Pesquisa Clínica da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). As selecionadas — Bianca Rosin de Oliveira, de Porto Alegre; Fabiana Helena da Silva Gonçalves, de Londrina; e Iara Alves Coelho, de Florianópolis — foram acolhidas para uma imersão no centro de pesquisa oncológica.
Realizado anualmente, o programa tem como objetivo incentivar a estruturação e o fortalecimento de serviços dedicados à pesquisa clínica em oncologia no país. “Esse já é um evento tradicional da SBOC, realizado desde 2018, que visa proporcionar aos sócios da Sociedade a possibilidade de uma imersão em um centro de pesquisa”, destacou o diretor da Oncoclínicas IOI e do Oncosite, além de presidente eleito da SBOC, Dr. Fábio Franke.
Atualmente, apenas quatro centros integram o programa da SBOC: além do Oncosite, participam a Divisão de Pesquisa Clínica do INCA, no Rio de Janeiro; o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP); e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), também na capital paulista.
Durante os três dias de visita, as médicas são apresentadas à estrutura da Oncoclínicas IOI e do Oncosite, bem como ao funcionamento do centro de pesquisa clínica. Em setembro, elas, assim como outros 12 selecionados no programa, participaram de um curso teórico introdutório sobre o tema.


