Publicada na terça-feira, 20, com a assinatura de pelo menos oitenta associações e sociedades, uma nota oficial da AMB, SBPT e entidades signatárias contrárias à mudança na atual regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil foi divulgada e está fixada de forma online. A ação foi organizada pela Associação Médica Brasileira (AMB) e é contra a mudança na regulamentação dos dispositivos eletrônicos para fumar.
O comunicado foi motivado pela possibilidade de ser aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal o Projeto de Lei 5.008/2023, que dispõe sobre a produção, importação, exportação, comercialização, controle, fiscalização e propaganda dos cigarros eletrônicos (chamados "vapes" ou "pods").
As entidades médicas entendem que essa seria uma grave ameaça à saúde pública brasileira, visto que estes dispositivos têm forte poder aditivo e contam com a presença de diferentes substâncias cancerígenas. O uso também tem sido relacionado a problemas respiratórios e cardíacos. Leia a íntegra do posicionamento clicando aqui.
Via SBOC.