Finalizou na quinta-feira, dia 5 de dezembro, no Instituto de Oncologia de Ijuí (IOI) e na Oncosite, o Programa de Pesquisa Clínica da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
Durante três dias, três médicos selecionados para o programa — Dayana Mendes Ribeiro (Barretos/SP), Luiz Agenor Poletto Gazzi (São Carlos/SP) e Mariana Barbosa de Campos (Campinas/SP) — participaram de uma imersão no Instituto. O objetivo foi conhecer a estrutura e compreender o funcionamento de um centro de pesquisa clínica.
Conforme destacou o coordenador do Comitê de Pesquisa Clínica da SBOC e diretor do IOI, Dr. Fábio Franke, o programa visa proporcionar aos sócios da Sociedade a possibilidade de imersão em um centro de pesquisa. Além do IOI, outras três instituições do País recebem médicos selecionados: a Divisão de Pesquisa Clínica do INCA, no Rio de Janeiro/RJ; o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), em São Paulo/SP; e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), também em São Paulo/SP.
“O programa é direcionado a todos os sócios que tenham interesse em trabalhar com a pesquisa clínica ou queiram aprimorar os seus conhecimentos já trabalhando com estudos clínicos”, explicou o Dr. Fábio Franke.
Para 2025, como explica o médico, o objetivo é continuar propiciando essa oportunidade a todos os sócios a SBOC, fazendo com que a pesquisa clínica possa alcançar todas as regiões do País.