TROPION-Breast-1: Dato-DXd é nova opção no câncer de mama HR+/HER2- | Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia
Voltar

TROPION-Breast-1: Dato-DXd é nova opção no câncer de mama HR+/HER2-

POSTADO EM: 27/10/2023

O estudo de Fase 3 TROPION-Breast-1 avalia datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) versus quimioterapia em pacientes com câncer de mama receptor hormonal positivo, HER2- negativo (HR+/HER2-) irressecável ou metastático, previamente tratados. O estudo alcançou o endpoint co-primário e mostrou ganho de sobrevida livre de progressão com benefício clínico e estatisticamente significativo, achado que apoia Dato-DXd como nova opção de tratamento nessa população de pacientes. O oncologista Fágio Franke, investigador principal do Oncosite - Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia - comenta os resultados.

Neste ensaio global de Fase 3 (NCT05104866) foram inscritos pacientes adultos com câncer de mama HR+/HER2- irressecável ou metastático, que progrediram à terapia endócrina (TE) ou foram inelegíveis ao tratamento hormonal, expostos previamente a 1-2 linhas de quimioterapia sistêmica (TC). Os pacientes elegíveis foram randomizados 1:1 para Dato-DXd (6mg/kg Q3W) ou quimioterapia de escolha do investigador (ICC: eribulina, vinorelbina, capecitabina ou gencitabina), até progressão ou toxicidade inaceitável. Os endpoints primários foram sobrevida livre de progressão (SLP) por revisão central independente e cega (BICR) de acordo com RECIST 1.1 e sobrevida global (SG).

Os resultados apresentados no ESMO 2023 mostram que 732 pacientes foram inscritos, randomizados 1:1 para Dato-DXd (n=365) ou quimioterapia de escolha do investigador (ICC; n=367). A idade mediana (intervalo) foi de 56 anos (29 a 86) e de 54 anos (28 a 86) anos nos grupos Dato-DXd e ICC, respectivamente.

No corte dos dados (17 de julho de 2023) 93/39 pacientes nos grupos Dato-DXd/ICC estavam em tratamento contínuo. Os resultados são mostrados na tabela em anexo. Os pacientes que receberam Dato-DXd tiveram SLP significativamente melhor versus o braço de quimioterapia de escolha do investigador (HR 0,63 [95% IC 0,52 e 0,76]; p<0,0001). Os dados de sobrevida global não estavam maduros, mas foi observada tendência favorecendo Dato-DXd.

Em relação à segurança, os pacientes que receberam Dato-DXd tiveram taxas menores de eventos adversos relacionados ao tratamento (TRAEs) de grau 3 ou superior, assim como tiveram taxas menores de reduções de dose (veja tabela).

Em conclusão, TROPION-Breast01 atingiu o co-endpoint primário de SLP. O estudo continua para o endpoint de sobrevida global. Os pacientes que receberam Dato-DXd tiveram benefício clínico e estatisticamente significativo de SLP, com perfil de segurança gerenciável. Os resultados apoiam Dato-DXd como nova opção de tratamento para pacientes com câncer de mama HR+/HER2- irressecável ou metastático que receberam até 2 linhas anteriores de quimioterapia.

‘‘Os ADCs são a nova tendência na pesquisa clínica global em oncologia’’, destaca Fábio Franke, que também sublinha os resultados promissores do ensaio TROPION-Breast01. ‘‘Os dados apresentados no estudo TB-01 demonstram ganho de SLP para o braço de datopotamab deruxtecan em uma população já tratada, em comparação com a quimioterapia de escolha do investigador. Agora precisamos aguardar a maturação dos dados de SG e de segurança e seu impacto a longo prazo na qualidade de vida’’, acrescenta.

Este estudo está registrado na plataforma ClinicalTrials.gov: NCT05104866




Veja no Instagram
TROPION-Breast-1: Dato-DXd é nova opção no câncer de mama HR+/HER2-

MAIS PUBLICAÇÕES

Ver todas
Desenvolvido por Agência Jung