CREMERS 22.027

Centro de Pesquisa

O Centro de Pesquisa Clínica em Oncologia - ONCOSITE nasceu da necessidade de oferecer um atendimento qualificado para pacientes oncológicos na instituição com as mais modernas e inovadoras medicações para o tratamento do câncer. Na realidade foram muitos elementos que em conjunto levaram o desenvolvimento inicial e que resultaram na implantação de um serviço que hoje é reconhecido internacionalmente – oferecendo qualidade e confiabilidade dos dados e responsabilidade com os pacientes, baseado na ética, respeito, competência e compromisso.

Em 2004 surgiu a ideia para implantação de um centro de pesquisa clínica na cidade de Ijuí – me deparei com a dificuldade em trazer esta modalidade de serviço para uma cidade do interior do estado – sendo que nesta época os centros de pesquisa clínica existentes estavam localizados apenas nas capitais – as dificuldades foram muitas, desde a busca por transporte para receber os monitores de São Paulo até a logística para obter gelo seco para o transporte de amostras biológicas. Mesmo com todas estas barreiras, em 2006 o centro recebeu seu primeiro estudo de acesso expandido em pacientes com câncer de mama – desde então o serviço foi crescendo baseado na grande inclusão de pacientes nos estudos(devido a grande população referenciada) e pela qualidade/confiabilidade dos dados fornecida aos patrocinadores.

Hoje o Centro participa em mais de 70 estudos nas diversas áreas da oncologia – câncer de mama, pulmão, próstata, melanoma, pâncreas, ovário, rim, gástrico, sarcoma, colorretal, linfoma, hepatocarcinoma, tratamento de anemia induzida por quimioterapia, profilaxia de tromboembolismo em pacientes oncológicos.

Dr. Fábio André Franke
Oncologista Clínico
Investigador Principal



O Centro de Pesquisa Clínica – ONCOSITE faz parte do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Hospital de Caridade de Ijuí – serviço este que surgiu da necessidade do hospital de oferecer um atendimento qualificado para pacientes oncológicos.
Referenciado pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, o CACON projeta o HCI no cenário nacional e internacional como um dos melhores centro de tratamento de câncer do Brasil. Abrange uma população de mais de 1,5 milhões de habitantes em 120 municípios da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, referenciados pela 17ª Coord. de Saúde de Ijuí.

O Serviço foi implantado em 10 de Dezembro de 2002, e conta com:

  • Ambulatório de Quimioterapia que possui 3 salas de aplicação, com 25 poltronas confortáveis e reclináveis. Quarto com dois leitos e uma maca para realização de procedimentos e quimioterapia quando o paciente necessita ficar deitado. Quarto com 2 leitos para pacientes em cuidados paliativos e/ou que aguardam consulta médica. 1 Quarto particular com um leito. 1 Sala de curativos. 1 Consultório de enfermagem para ambulatório de consultas e ostomizados. 1 Consultório de enfermagem com aparelho de eletrocardiograma para registro e atendimento de enfermagem aos pacientes de pesquisa clínica. Área restrita para acesso interno, ou seja, somente médicos, colaboradores do setor e os pacientes que serão tratados.
  • Ambulatório de consultas Oncológicas com a finalidade atender a demandas de primeira consulta para ingresso de pacientes novos com diagnóstico definitivo, ambulatório de Especialidade Médicas (2005, portaria 741) para diagnóstico investigativo e consultas de acompanhamento dos pacientes que se encontram em tratamento Oncológico. Contamos com as seguintes especialidades médicas: 1 Médico Radioterapeuta, 1 Neurologista, 2 Hematologistas, 4 Oncologistas Clínicos,1 proctologista, 2 Cirurgiões Gerais, 2 Ginecologistas, 1 Clínico geral, 1 Urologista, 2 Mastologistas 4 Traumatologistas, 1 Oftalmologista, 1 Pneumologista, 1 Médico Especialista da Dor, 1 Cirurgião Cabeça e Pescoço e 1 Cirurgião Plástico para cirurgia de reparadora, bem como com 5 Auxiliares de Escritório Recepcionistas, 1 Encarregado Administrativo, 1 Coordenadora Administrativa, 1 Mensageiro, 1 Registrador oncológico e 2 Faturistas.
  • Equipe multidisciplinar formada por profissionais especializados de diferentes áreas de atuação, que trabalham visando um objetivo comum em prol do benefício ao paciente. Cada profissional atua em sua área específica com autonomia e de forma integrada para a melhor assistência ao paciente que se encontra em tratamento oncológico. A equipe Multidissiplinar é composta por: Nutricionistas, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Psicólogas, Enfermeiras e Farmacêuticas.
  •  Serviço de Radioterapia e Braquiterapia;
  • Farmácia da quimioterapia e Farmácia da Pesquisa Clínica;


Formas de Atendimento:

Sistema Único de Saúde
O paciente consulta na unidade de atenção básica, havendo a necessidade de investigação diagnóstica por forte suspeita de neoplasia , ou já com o diagnóstico definitivo, este paciente é referenciado ao Serviço de Oncologia através do encaminhamento denominado laudo de referência e contra - referência (formulário de encaminhamento que indica necessidade de encaminhamento para consulta especializada), preenchido pelo médico assistente do paciente em seu Município de origem. Também existe a forma de encaminhamento interno, ou seja, com indicação de outro profissional médico do CACON solicitando tratamento Quimioterápico de Quimioterapia. Para paciente do SUS, o CACON é referência em tratamento Oncológico de Quimioterapia para 120 Municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, pertencentes a 4ª,12ª, 15ª, 17ª e 19ª Coordenadorias Regionais de Saúde

Particular e Convênios
O paciente agenda consulta no consultório do médico na modalidade particular ou conveniado, após realizada a consulta e havendo a indicação de tratamento o médico solicita a Quimioterapia em prescrição médica, ou em formulário específico do convênio do paciente. O paciente é encaminhado do consultório médico para o setor de Quimioterapia que efetua a autorização do procedimento conforme critérios de autorização de cada convênio.
As formas de atendimento são nas modalidades PARTICULAR, IPERGS, BRADESCO SAÚDE, CABERGS SAÚDE, CASSI,ECT-CORREIOS, FUSEX , GEAP, HCI SAÚDE, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E SUL AMÉRICA SEGUROS.


 
Centro de Pesquisa

Localização:

Av. David José Martins, 152 - Ijui / RS - Brasil

Fone: +55 (55) 3331.9393

© Oncosite 2015

Consultório

Rua 13 de Maio, 67 - salas 701 e 702 - Ijuí/RS

Fone: +55 (55) 3333.2303

Centro de Pesquisa Clínica

Av. David José Martins, 152 - Ijui/RS

Fone: +55 (55) 3331.9393